Uma das principais características da Neuralgia do Trigêmeo é queixar-se de uma dor muito forte no rosto proveniente de simples ações rotineiras, como pentear o cabelo, mastigar um alimento ou escovar os dentes.
A dor em choque e pulsante desse distúrbio é consequência de um comprometimento do nervo trigêmeo – nervo responsável por controlar as sensações da face (entre outras funções).
O Nervo Trigêmeo possui três ramificações em nosso rosto: oftálmica (que acompanha os olhos), maxilar (que acompanha o maxilar superior) e mandibular (que acompanha o maxilar inferior). Ele traz toda a sensibilidade para a pele, pálpebras, nariz, bochecha, queixo e até mesmo os dentes.
A principal causa desse comprometimento do Nervo Trigêmio é a compressão feita por alguma artéria que passa próximo dele.
Com a sensibilidade desse nervo aumentada, qualquer estímulo rotineiro como coçar os olhos, beber água, sentir um vento no rosto e escovar os dentes pode causar uma dor extremamente forte.
Outras causas também podem ser responsáveis pelo comprometimento do nervo, como um tumor ou inflamação local.
A Neuralgia do Trigêmeo é mais comum em pacientes idosos, a partir de 60 anos, mas pode acontecer em qualquer idade. As mulheres são mais propensas a desenvolver o distúrbio.
Como falamos anteriormente, a dor causada pela lesão do nervo trigêmeo acontece por qualquer que seja o estímulo feito na região. A dor tende a ser intensa, em choque, de um lado só da face, latejante e pode durar segundos, minutos ou até horas. Porém, também pode ser bilateral, afetando ambos os nervos trigêmios.
Alguns estímulos que podem desencadear a dor:
Há episódios com diversos ataques em que a dor pode durar semanas ou até meses, tendo períodos em que o paciente não sente dor.
Dependendo de onde sua dor está se desencadeando, seja dos dentes, olhos ou cabeça, você poderá procurar um dentista, oftalmologista ou neurologista. O profissional irá avaliar se as dores são realmente provenientes de uma lesão do trigêmeo ou se são causadas por outra doença específica.
Caso seja identificado que a origem do problema está no nervo trigêmeo, o profissional responsável pelo tratamento será um neurologista. Ele poderá prescrever o medicamento mais indicado para controlar as dores, bem como avaliar a necessidade de uma intervenção cirúrgica (descompressão do nervo), assim oferecendo mais conforto e qualidade de vida ao paciente.
Tags: Neuralgia do Trigêmeo, Neurologia, neurologista, Saúde