Já imaginou querer falar alguma coisa, mas não conseguir mexer a boca ou emitir o som da palavra? Ou não lembrar o passo a passo para amarrar o seu tênis? Por mais simples que essas suposições possam parecer, esses são apenas alguns dos exemplos de uma condição neurológica chamada Apraxia.
Neste post, explico o que é Apraxia, quais os sintomas, os tipos, causas e como funciona o tratamento.
A Apraxia é uma condição neurológica na qual a pessoa perde a capacidade de realizar movimentos intencionais, mesmo possuindo habilidade física para fazê-los.
Nela, a capacidade motora é comprometida, mas a compreensão da tarefa e a vontade de executá-la se mantém intactas.
A Apraxia é causada por uma lesão no cérebro, mais especificamente nos lobos parietais ou nas vias nervosas que ligam esses lobos a outras regiões do cérebro.
Tumor cerebral, demência, AVC, doenças neurodegenerativas, traumatismo crânio-encefálico ou até mesmo uma pequena lesão na região, são algumas das causas que levam a essa condição.
A Apraxia pode ser dividida em 5 tipos: Orofacial ou Bucofacial, Membro-Cinética, Ideacional, Ideomotora e Apraxia de Fala.
A Apraxia Orofacial ou Bucofacial é a incapacidade de realizar movimentos com a face e a boca. Dessa forma, a pessoa não consegue executar movimentos voluntários com os músculos dessas regiões.
Já aqueles que não conseguem movimentar intencionalmente os braços e pernas para que seja necessário andar, por exemplo, possuem a Apraxia Membro-Cinética.
Na Apraxia Ideacional, a pessoa é incapaz de realizar uma tarefa na sua ordem correta, como por exemplo colocar uma peça de roupa. Já na Apraxia Ideomotora o paciente não se lembra como utilizar um objeto para determinada atividade, como por exemplo uma caneta, uma escova de cabelo, uma chave…
Por último, a Apraxia de Fala se trata da incapacidade de movimentar a boca e emitir o som necessário para falar voluntariamente. A pessoa sabe o que quer falar, tem o desejo de falar, mas os músculos da boca e da língua não acompanham.
A Apraxia de Fala pode se manifestar de duas formas, sendo elas:
Se a Apraxia for causada por alguma doença neurológica, primeiramente deverá ser feito o tratamento adequado para o caso, quando possível. Como a Apraxia pode ser causada por diversos motivos, somente o seu neurologista poderá informar se existe um tratamento e qual será o mais adequado em prol do alívio dos sintomas.
De maneira geral, além do tratamento da causa em si, a Apraxia pode ser tratada juntamente com uma equipe que envolve diversos profissionais, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Dessa forma, o paciente poderá aprender a melhor forma de compensar suas perdas dependendo do tipo de Apraxia que possui.
Gostou desse post? Então deixe o seu comentário! Fique à vontade também para ler sobre outros temas que já escrevi aqui no meu blog.
Tags: apraxia, cérebro, neuro, Neurologia, neurologista