A neuralgia ou nevralgia é uma condição muito frequente dentre os pacientes que vão consultar um neurologista. Ela costuma causar incômodos e limitações nas atividades diárias, podendo interferir no trabalho, prática de atividades físicas, atrapalhar o sono, e muito mais.
O corpo humano é formado por uma extensa rede de nervos, que são estruturas extremamente complexas, responsáveis por transmitir impulsos nervosos.
Estes impulsos nervosos coordenam todo o funcionamento do organismo, a exemplo do envio de sensações ao cérebro – como frio, dor, calor, etc.
Quando um nervo é acometido causando dor, tem-se a condição chamada de neuralgia, que pode trazer uma série de outros incômodos.
As causas são bastante variadas. Conheça algumas delas:
1) Diabetes
É uma condição que aumenta os níveis de açúcar no sangue, e com isso, causa lesões em uma série de órgãos e partes do corpo, inclusive nos nervos.
A neuropatia diabética é muito comum em portadores desta doença, e pode causar perda de sensibilidade da pele e dor. Ao longo do tempo, o paciente pode desenvolver úlceras, feridas ou infecções, que se não forem tratadas, podem comprometer o bom funcionamento de um membro.
2) Infecções
As infecções ocorrem quando há a invasão do organismo por algum agente estranho – que pode ser um vírus, bactéria ou outro parasita.
Por exemplo, pacientes portadores de HIV ou de herpes podem sofrer com neuralgias. A sífilis também é uma infecção que pode resultar em lesão dos nervos e causar dor.
3) Herpes zoster
Embora a Herpes seja uma infecção, ela merece ser abordada à parte! Isso porque se trata de uma doença muito frequente, e que causa sérios sintomas.
O vírus do herpes provoca lesões na pele e causa muita dor pelo comprometimento do nervo daquela região. Inclusive, após a resolução do quadro, o paciente pode ficar com uma espécie de “sequela”, que é a neuralgia pós-herpética, bastante comum.
4) Tumores
Diversos são os tumores que podem causar neuralgia. O seu crescimento pode acarretar em compressão de estruturas próximas, desencadeando os sintomas álgicos.
5) Medicamentos
Alguns remédios podem causar lesões nos nervos e com isso, resultar em neuropatias e neuralgias. Por exemplo, alguns tipos de antibióticos e quimioterápicos.
6) Traumas
Após sofrer algum tipo de acidente, os pacientes também podem vir a desenvolver uma neuralgia, devido a possíveis lesões em nervos ou estruturas adjacentes.
7) Falta de vitaminas
A deficiência de vitamina B12 pode ser a causa do acometimento dos nervos. Ela é comum em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica (redução de estômago) e não fazem reposição de vitamina B12 e em indivíduos que não comem carne.
Agora que você já sabe as principais causas de neuralgia, deve estar se perguntando como ela se manifesta, não é? Conheça alguns dos sintomas:
Dentre outros.
A dor é a principal queixa dos pacientes, principalmente no período noturno, podendo estar presente durante longos períodos de tempo e não responder a analgésicos comuns.
Diversos locais podem ser acometidos, afinal, os nervos estão presentes em todo o corpo. Mas, os mais comuns costumam ser:
Sendo assim, quando um ou mais destes sintomas estiverem presentes, é muito importante buscar um neurologista, para avaliar de maneira detalhada a condição.
A neuralgia deve ser tratada conforme o seu tipo e causa. Mas, atualmente já existe uma série de medicamentos que ajudam o paciente a viver melhor e sem dor.
1) Antidepressivos: alguns medicamentos que até então eram usados para sintomas de depressão, passaram a serem utilizados para diminuir a dor em pacientes com neuralgia.
2) Anticonvulsivantes: assim como os antidepressivos, estes medicamentos também são aproveitados para o controle da dor.
3) Opióides: estes remédios também são conhecidos por serem da “família” da morfina, e produzem um efeito mais imediato sobre a dor, porém com riscos inerentes ao seu uso recorrente.
Além disso, existem outros tratamentos que podem auxiliar no controle da dor, como:
E muito mais!
Lembre-se que nenhum dos medicamentos pode ser usado sem que haja indicação médica. Portanto, consulte o especialista de sua confiança para um diagnóstico exato e obter recomendação do melhor tratamento!
Tags: medico, neuralgia medicina, Neurologia, neurologista