O tempo todo estamos preocupados em manter a saúde do nosso corpo, seja através da alimentação saudável, ou mesmo com a prática de atividades físicas.
Porém, o que temos feito para cuidar da nossa memória? Se você respondeu que tem trabalhado pesado, e/ou seguido as suas atividades rotineiras, saiba que esta não é uma boa resposta!
Existem maneiras específicas de exercitar o seu cérebro e a sua memória, que já foram comprovadas cientificamente como benéficas e efetivas. Nos próximos tópicos, conheça algumas destas “atividades”.
Mas, antes disso, lembre-se: sempre que tiver dificuldades em se lembrar de fatos recentes e/ou passados, ou quando a sua memória estiver interferindo negativamente nas atividades diárias, pode ser necessário buscar um médico – mais especificamente, um neurologista.
Neuróbica: o que você precisa saber sobre o assunto!
Todos os dias, estamos condicionados a comportamentos automáticos, que não exigem o envio de um sinal cerebral para a nossa memória. Por exemplo, temos:
E muito mais.
A neuróbica propõe justamente o contrário: sair da rotina e estimular suas emoções, sentidos, e finalmente, a memória. Isso também foi proposto pela teoria de Katz, a qual descreve que a mente precisa ser treinada para que possa se desenvolver de maneira equilibrada, através do estímulo aos 5 sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar).
Exercícios para você começar ainda hoje
Agora que você já conhece a importância de treinar o seu cérebro, e principalmente a sua memória, que tal começar alguns exercícios?
A seguir, conheça uma lista de atividades propostas pela neuróbica, e adote-as no seu dia a dia!
A maioria das pessoas está acostumada a usar o relógio no lado esquerdo, e assim, sempre que deseja saber a hora, há o automatismo de olhar para o punho esquerdo.
A partir do momento em que você mudar o lado, seu cérebro precisará ativar a memória para lembrar-se de onde está o relógio.
Se você acompanha as redes sociais, provavelmente já se deparou com o teste das cores, em que você deve ler as palavras, e não falar as cores com que elas estão escritas. Aceita o desafio?
Imagem retirada de: <https://www.ppple.org/uploads/unidade/neurobica-exercicios-para-o-cerebro-53bde1ba3a12c1.01740262.pdf> Acesso em 27/03/2020 às 09h07
O exercício de soletrar as palavras invertidamente também é uma maneira de estimular a sua memória. Inicie com palavras fáceis, e gradualmente aumente o nível de complexidade:
Convide amigos e familiares para praticarem com você a neuróbica!
Ao se deslocar por uma cidade, há inúmeras possibilidades para se chegar a um mesmo destino.
Que tal mudar a sua rota hoje? Tente fazer novos caminhos, e estimule a sua memória. Obviamente, faça isso sem a ajuda do GPS!
Quando for se vestir pela manhã, feche os olhos. Assim, precisará se lembrar de como colocar a camiseta, a calça, calçar os sapatos, e assim por diante. Consequentemente, estará fazendo este comportamento de maneira consciente (que até então, era apenas um automatismo).
Todos os dias, tente colocar na sua rotina uma atividade diferente do habitual. Por exemplo, passe em uma feira para fazer compra de frutas e verduras.
Ou ainda, busque dialogar com pessoas que antes não faziam parte do seu convívio social. Assim, deverá pensar e estimular o seu cérebro para ter uma boa conversa!
Se você toma banho à noite, desafie-se e apague a luz. Com isso, precisará pensar antes de lavar cada parte do seu corpo. Apostamos que até então você o fazia seguindo uma ordem, e partir de agora, será necessário tomar consciência de cada movimento!
Jogar cartas, dominó, fazer palavras cruzadas e Sudoku são exercícios/atividades que nos fazem ativar o raciocínio e a memória e também devem fazer parte do seu dia a dia.
Além de todas estas tarefas, é muito importante que você reveja os seus hábitos e mude estilo de vida. Para isso:
E lembre-se da importância de consultar um médico sempre que perceber qualquer alteração em seu corpo!
One Reply to “Como exercitar o cérebro: dicas para melhorar a memória”
CARMEM RITA DE CASSIA LAVALHOS RIBEIRO DE SOU – 2 de maio de 2020
Parabéns pelo seu blog!;Excelente a qualidade das informações. Sou profissional da área da saúde também e sua paciente.
Vou compartilhar, pois quando temos a oportunidade de bons conhecimentos precisamos propagar as informações as pessoas leigas. Parabéns e muito obrigada.